Submitted by Renato Moreira from Brazil

Meu nome é Renato, sou Biólogo especializado em estudos de fauna, me mudo muito, devido ao meu trabalho, Já morei em casas, quartos de hotéis, e atualmente estou morando em uma Pousada (fazenda) no vale do Currupira que fica entre a Serra das Araras. Aqui pude conhecer um projeto muito interessante, que une a conservação dos recursos naturais com geração de renda, através do ecoturismo sustentável e uso de atividades agroecológicas, como atividades de Birdwacthing, com a preservação de um ninho de Gavião-real (Harpia harpyja), entre várias outras espécies bandeira, realização de atividades consorciadas, pecuária,conservação da floresta e agricultura familiar.

A visão da minha casa para o futuro é bem parecida com o projeto existente na pousada. O meu sonho é conservar os parques brasileiros e dentro de minhas possibilidades, ajudar a conservar os parques e meio ambiente de todo o planeta, pois muitas unidades de conservação se encontram em perigo, devido a processo de desafetação, tomando como o exemplo; o Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco em Vila Bela da Santíssima Trindade no Estado, MT.

A forma como vejo a conservação destes parques difere um pouco do modelo atual brasileiro, que visa isolar as unidades de conservação da sociedade, na tentativa de facilitar a conservação da área, Acredito em novos relacionamentos, novas percepções e atitudes perante a natureza, na alquimia de diminuir a dicotomia entre esta e a sociedade. Atualmente trabalho juntamente com uma equipe multidisciplinar, para criar uma organização da sociedade civil de interesse público, para buscar recursos na intenção de realizar os planos de manejo dos parques brasileiros, criando centros de desenvolvimento sustentável, de onde surgirão novas idéias e ações em conjunto com as comunidades locais, estimulando o ecoturismo, turismo histórico, cultural, educação ambiental com a comunidade, escolas, universidades, associações, empresas, prefeituras de municípios vizinhos, estimular a comunidade regional na prática da agricultura familiar, orgânica, com assistência técnica especializada, realização de projetos de integração social, cursos de capacitação profissional, com ex-presidiários, dependentes químicos, deficientes, e pessoas carentes. Desta forma começar um processo de cura do planeta terra, estimulando e disseminando idéias e práticas de sustentabilidade, levando conhecimento socioambiental a população, que poderá gerar renda associado a preservação ambiental.

Obrigado

http://www.youtube.com/watch?v=D9-vYnTCE6I Cachoeira do Jatobá, Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco, Mato Grosso. MT.

Leave a Reply

Connect with Facebook